Início / Marmitas Fitness / Como ganhar dinheiro com marmitas fitness

Como ganhar dinheiro com marmitas fitness

O mercado brasileiro de alimentos foi um dos poucos que se manteve vivo em meio a crise que se abateu sobre muitos setores em 2020. Entre os negócios que permaneceram fortes está o de supermercados, mas também se sobressaiu e começou a ganhar força o mercado de venda de marmitas fitness.

Isso porque com a impossibilidade de fazer exercícios e o fato de aumentar a imunidade ter se tornado algo necessário, muita gente viu nas marmitas fitness uma forma de cuidar da própria saúde, assim como perder alguns quilinhos.

Há mercado para marmitas fitness

O mercado para as marmitas saudáveis está aberto e os consumidores estão loucos para encontrar aquele vendedor que atenda às expectativas criadas por eles.

Isso porque uma marmita fitness pode atender várias necessidades.

Ela serve tanto para quem quer simplesmente emagrecer, no sentido de perder peso, quanto para aqueles que treinam pesado e querem ganhar massa muscular, por exemplo.

Vale a pena?

A indústria de alimentos já estava em crescimento no ano de 2019.

No ano passado o setor já via visto sua produção subir cerca de 6%.

Em 2020, com as questões envolvendo a quarentena, o mercado de entrega de comida por Delivery viu uma expansão nunca vista antes.

E o melhor para quem quer entrar no mercado agora, muitas das pessoas que começaram a adquirir produtos via entrega em virtude da quarentena tendem a não retornar aos hábitos que tinham antes.

Isso significa que o mercado de marmitas fitness, por exemplo, encontrará consumidores receptivos e dispostos a experimentar o produto, além de, é claro, existirem fatores externos, como a necessidade de cuidar da saúde, que podem contribuir para o sucesso do negócio.

O que esperar das vendas?

Você viu que o mercado todo de alimentos cresceu.

Mas você precisa saber também que só o de marmitas fitness cresceu 130% nos últimos anos.

Ou seja, você pode esperar uma quantidade razoável de vendas para o início do seu negócio, mas isso dependerá da demanda e da forma com que você atuará para conseguir mais clientes.

Desafios para o início do negócio

Como você viu, o mercado de marmitas fitness tem se demonstrado muito atrativo para que quiser investir.

Entretanto, é preciso que você saiba que isso exige muito trabalho duro e, talvez, conhecimentos que você ainda não tenha.

Por isso listamos aqui alguns pontos que são cruciais para o início de um negócio.

Pense bem sobre o que você pode fazer sozinho, mas coloque na balança também que contar com o auxílio de alguém que já esteja por dentro do assunto também não é um erro.

Primeiros passos

Antes de qualquer coisa você precisa definir qual será o ponto de partida do seu negócio e isso importa em uma avaliação do negócio em números, mesmo que nada exista ainda fisicamente.

Nesse momento você precisará:

  • Calcular o custo de produção da marmita;
  • Calcular o preço de venda;
  • Valor de frete;
  • Formas de entrega;
  • Tipos de embalagem;
  • Valor da embalagem;
  • Gastos com estrutura;
  • Outros.

Essa lista inicial serve para que você tenha uma ideia de como o seu negócio de marmitas fitness funcionará.

Definição do cardápio

Você já deu o passo inicial, agora precisamos continuar e avaliar a forma com que será organizado o cardápio.

Como sabemos, há variações entre os interesses dos consumidores e as suas marmitas fitness têm de estar aptas a agradar todos.

Nessa fase você precisa:

  • Procurar receitas adequadas;
  • Entender a forma de divisão entre proteínas, legumes, carboidratos e verduras;
  • Conhecer as marmitas mais vendidas; e
  • Aprender a comprar o necessário, para não haver desperdício.

Tudo isso te ajudará a ter uma melhor organização, o que refletirá diretamente na qualidade das suas marmitas fitness e na maneira como os clientes veem o seu negócio.

curso completo marmitas fitness

Colocando a mão na massa

Quando você estiver com tudo devidamente programado, precisará colocar a mão na massa e cozinhar.

Mas preparar uma marmita fitness vai muito além de colocar os alimentos de forma adequada no recipiente que será levado ao consumidor.

Para ter um melhor desempenho você precisa aprender:

  • Como higienizar os alimentos;
  • Modos de preparo mais rápidos;
  • Diferença do preparo para marmitas congeladas e frescas;
  • Técnicas de congelamento e descongelamento; e
  • Outros.

Tudo isso para que sua marmita chegue de forma adequada aos clientes, mantendo todo o sabor e os nutrientes.

Marketing e divulgação

Você pode ter uma ótima mão para a cozinha e começar a organizar o seu negócio de marmitas fitness agora, mas saiba que você precisará também aprender um pouco sobre marketing e divulgação, se quiser que seu trabalho seja realmente um sucesso.

Atualmente existe um grande número de opções de como chegar até o seu cliente e de como fazer isso usando, por exemplo, as redes sociais.

Além disso, depois que o trabalho começar a crescer, você vai precisar aprender sobre como administrá-las adequadamente.

Como receber de forma tranquila?

 Ainda que você opte por fazer as vendas por algum aplicativo, como Ifood ou Uber Eats, é interessante que você aprenda como funcionam as famosas maquininhas de cartão.

Caso você escolha ter entregadores próprios, por exemplo, o correto é que você tenha até mais de uma máquina, para que eles possam fazer o recebimento junto ao cliente.

Organização financeira

No momento em que seu negócio estiver funcionando efetivamente e a venda de marmitas fitness começar a aumentar, você vai precisar fazer uma análise completa e organizar-se financeiramente.

A organização é necessária para que você possa saber quanto está gastando, verificar quanto deve separar para o desenvolvimento do negócio, o valor destinado a possíveis emergências, etc.

Se há uma coisa que a pandemia mostrou, é que somente aqueles bem preparados financeiramente conseguem se manter.

Você pode precisar de ajuda

Você percebeu que há formas de ganhar dinheiro com marmitas fitness e que as chances de sucesso, considerando as necessidades dos consumidores, são grandes.

No entanto, em meio a tantas coisas para programar, você pode precisar de ajuda e isso não é realmente um problema, mas sim, pode ser a solução para as dificuldades do início.

Por isso uma boa ideia é procurar um curso adequado que te ajude com o passo a passo que não é tão comum para quem nunca teve um negócio.

E para quem já teve uma loja ou empresa de outro ramo, é sempre bom contar com profissionais que conheçam melhor o novo campo no qual se aventurará.

Qual a importância de fazer um curso preparatório?

O conhecimento é sempre a melhor forma de conseguirmos encontrar atalhos entre as dificuldades.

Por isso, um curso voltado especificamente para o negócio de venda de marmitas fitness pode ser ideal para você que está prestes a entrar neste mercado.

É muito difícil que consigamos ter todos os conhecimentos necessários para cozinhar, vender, limpar, entregar, controlar o fluxo de caixa, controlar as tecnologias utilizadas, lidar com as pessoas e, ainda, no meio de tudo isso, fazer a propaganda e o marketing do seu produto.

Por isso, contar com ajuda especializada por ser uma boa forma de eliminar a maior parte dos problemas.

Por óbvio que dificuldades aparecerão, mas se você for preparado adequadamente, saberá lidar com elas de maneira mais fácil.

Curso para começar um negócio de marmitas fitness: Vale a pena?

Um curso preparatório tem de ser visto como um investimento, pois ele explicará, como dizem, o caminho das pedras.

Instruído adequadamente você pode saber os produtos adequados para comprar, a forma de armazená-los e a quantidade necessária para a sua produção de marmitas.

Lembre-se que você trabalhará com produtos perecíveis, então, errar significa ter prejuízo.

Além disso, em todas as etapas do seu negócio são necessários conhecimentos específicos.

De nada adianta cuidar do produto com todo carinho e fazer marmitas fitness que agradariam um grande chefe, se você não souber como trabalhar o marketing e atingir os clientes que deseja.

Conclusão

Você percebeu que ganhar dinheiro com marmitas fitness está cada vez mais fácil.

O mercado está em constante crescimento e até mesmo a situação atual, que foi difícil para muitos, contribuiu para que o setor crescesse ainda mais.

Por isso, se você optar por iniciar um negócio nesse nicho, acreditamos que você terá muito sucesso.

Por outro lado, você viu também que nada vem fácil e há muita coisa a se fazer para conseguir ter sucesso no negócio.

Por isso, nossa dica é que você se prepare adequadamente antes de começar, para não ter prejuízos.

Suas marmitas fitness venderão muito, desde que você tenha passado um bom tempo na cozinha e, também, no escritório.

curso completo marmitas fitness

Leia também: